Descubra o Windows 8


 Hoje o assunto é o design e o desempenho do Windows 8. 
 Como eu não sou usuária desse sistema e também não sou muito entendida de tecnologia, decidi não me arriscar a falar besteira e convidei Bruno Santana para nos explicar tudinho. Bruno era um dos donos do blog Techno 09 e agora está envolvido em outro projeto, que quando lançado eu conto aqui pra vocês! 






















Olha o que texto bacana ele nos preparou:
“Durante a apresentação do primeiro iPad, um ainda vivo Steve Jobs criou um marco na história da tecnologia ao anunciar que estávamos entrando na “era pós-PC”. Ou seja, a maioria esmagadora da população, que utiliza computadores apenas para tarefas simples como navegar na internet e ouvir música, teria uma tablet. PCs tradicionais seriam utilizados apenas por uma parte pequena das pessoas, que necessitariam de maior espaço e complexidade para realizar trabalhos específicos.

Hoje, quase três anos depois deste fatídico dia - por uma dessas ironias que só o destino pode explicar - não é a Apple que está liderando este mundo pós-PC, e sim a sua histórica rival, a Microsoft. Enquanto a Maçã parece ter problemas para se adaptar ao novo paradigma, a ‘Big M’ está apostando todas as suas fichas num novo sistema que basicamente joga fora os 30 anos de tradição dos caras e apresenta uma perspectiva totalmente nova. Estamos falando, claro, do Windows 8.

O Windows 8 é uma mudança completa em relação ao Windows que estamos acostumados e que vem se mantendo basicamente o mesmo sistema, com alterações meramente estéticas, desde sua primeira versão, de 1985. E o motivo por trás desta revolução é bastante simples: se as tablets realmente vão ocupar o lugar dos PCs em breve, não faz sentido manter uma estrutura criada para se controlar com um mouse e um teclado. Comandar um computador com a ponta dos dedos requer uma linguagem de design e estrutura completamente diferente. Aliás, mais que diferente, ela deve ser muito mais simples.

Com isso em mente é que a Microsoft desenvolveu uma corrente de design completamente inovadora para o mundo da tecnologia, batizada de ‘Metro’. Resumida em quadrados animados, fontes grandes e navegação simples baseada em gestos, o Metro já pode ser visto em outros produtos da companhia: Xbox, Windows Phone, Office, Outlook e até mesmo a sua nova marca. Esta linguagem, sob o risco de eu estar me repetindo aqui, é mais que simplesmente uma mudança estética: ela representa uma nova maneira de interagir com as máquinas.

O vídeo abaixo está em inglês, mas dá uma boa ideia da nova ideia de interface concebida pela Microsoft:

O que você deve estar se perguntando neste momento é o que grande parte das pessoas se perguntou quando viu o Windows 8 pela primeira vez: “e o meu velho computador, como fica”? É aí que reside a grande aposta da Microsoft (afinal, mudar de tal forma o sistema operacional utilizado por 92% dos computadores mundiais não é nada fácil) e, a meu ver, sua grande cartada também: o velho Windows também está presente no Windows 8. Só que ele não é mais o sistema em si, e sim um “modo”, quase como um aplicativo dentro do sistema. Por isso o Windows 8 é brilhante: ao mesmo tempo em que ele serve como um sistema para tablets, desenhado desde o princípio para tal uso, no momento em que o usuário necessitar dos seus aplicativos antigos e complexos, o velho Windows também estará lá.

Quanto á performance, nota-se que o trabalho da Microsoft não resumiu-se à parte funcional do sistema, realizando também diversas melhorias no desempenho do Windows 8. O novo Windows tem os mesmos requerimentos técnicos do seu antecessor - ou seja, qualquer máquina rodando o Windows 7 tem capacidade de rodar o Windows 8, uma façanha inédita na computação - porém parece rodar muito mais tranquilamente; reflexo, muito provavelmente, da menor complexidade estética.”

 Minhas considerações:

 Acho que ninguém vai negar que a interatividade proporcionada pelo novo sistema supera infinitamente o anterior, e eu, sendo extremamente minimalista como sou, gostei muito do design.
 Importante dizer que não aprovei papel de parede azul padrão, ele deixou a coisa toda super efusiva e desagradável aos meus olhos. Ainda bem que o usuário pode mudar haha!
 Mas quer saber? A gente conserta isso assim que eu me formar, Microsoft, se preocupa não!
 E vocês, o que acharam?

Um comentário:

E aí, o que achou? Deixe um comentário!