A nova política do Instagram


 O instagram foi adquirido, em setembro deste ano, pelo facebook e depois de oficializada a compra, era só uma questão de tempo para que as mudanças nos termos de serviço e política de privacidade da rede social fossem anunciadas.
 A partir de 16 de janeiro de 2013, então, as transformações serão postas em prática: nossas contas serão melhor analisadas e nos serão veiculados anúncios publicitários com base nos interesses de cada um. Além disso, será mais fácil realizar sorteios e consursos utilizando o serviço “Eventos”, que funcionará monitorando hashtags.
 Nada do que foi dito acima é polêmico, certo? É que o estardalhaço acerca da nova política do Instagram diz respeito a venda das fotos e informações dos usuários para empresas terceiras, parceiras da rede social. A partir da data já mencionada, toda a informação que estiver, nas configurações do seu perfil, aberta ao público, estará sujeita a ser vendida para tais companhias (e você não recebera nenhuma parcela do valor). 
 Mesmo as fotos que você remover permanecerão salvas no banco de dados deles e estarão sujeitas a serem usadas para qualquer fim, sobretudo o publicitário. Claro que a veiculação de tais imagens será feita sem a exposição de dados pessoais do usuário, mas isso não necessariamente é uma coisa boa. Imagina como seria para um fotografo, que utiliza o instagram como meio de divulgação do seu trabalho, ver uma das suas obras sendo utilizada numa campanha, sem a exibição dos devidos créditos e, ainda, sem ganhar nada por isso?
 Este é o motivo que está fazendo com que diversos profissionais deletem suas contas antes, sequer, do inicio de janeiro.
 Se você também não concorda com a posição da rede e pretende abandonar o serviço, existem sites que nos permitem realizar o backup das nossas fotos, como por exemplo, o Instaport. (http://instaport.me/)


4 comentários:

  1. Eu não tenho Instagram...mas entretanto eu acho uma palhaçada isso aí.Todos nós devemos ser reconhecidos pelo que fazemos...ainda mais algo visual e tão "pessoal".

    psicodoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Total falta de respeito isso! Eu estava pensando em apagar minhas fotos, mas você disse aí que não adianta. Eu estou pensando seriamente em deletar minha conta, porque isso é ridículo demais... Tomara que eles mudem de ideia a respeito até lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yumi, só não vai adiantar apagar depois de 13 de janeiro e se a sua conta for protegida eles precisarão pedir sua autorização antes de vender as fotos!! Não acho que precisa apagar a conta.. já tem até gente colocando marca d'água nas fotos! A gente tem como se proteger do abuso de uma forma ou de outra! :)
      Beijos!!

      Excluir

E aí, o que achou? Deixe um comentário!